INFORMÁTICA EDUCATIVA1. Desenvolvimento da tecnologia/ sociedade da informação/papel da educação formal;
A Tecnologia é o eixo comum que perpassa todas as dimensões. possibilitando o aumento da produtividade e da competitividade, tem a capacidade de incluir e excluir, criando raças, definições e crenças onde estiver inserida. Atualmente o uso da tecnologia na produção de bens e serviços é indispensável para o crescimento e para a consolidação de uma sociedade. Pois o mundo mudou, ao longo das últimas décadas e continua mudando, e a globalização deixou de ser apenas um adjetivo e passou a retratar a realidade mundial.
O desenvolvimento tecnológico avança tão rápido que o homem não consegue alcançar. Neste contexto, a Sociedade da informação também conhecida como sociedade do conhecimento encontra-se em sistema de formação e expansão já que a mesma não é um segmento neutro, pelo contrário estar inserida em um processo de permanente mudança, onde as novas tecnologias são as principais responsáveis por essas mudanças.
Já em relação à educação formal, sabemos que nos dias atuais ela é uma necessidade da sociedade vigente, e as instituições educacionais tornaram-se um espaço privilegiado de formação e preparação das novas gerações, garantindo a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos que são necessários para a vida social. A mesma abrange de forma integral todas as faculdades físicas, intelectuais, morais, espirituais do ser humano, tanto para o lado profissional como para o exercício da cidadania.
Entende-se hoje, que a escola é considerada como um espaço de vivência, ou seja, é um dos lugares socialmente instituídos, para o individuo se inserir na cultura urbana, para que se relacione com o outro e com o conhecimento. É parte de uma dinâmica, onde ele se organiza e interpreta suas relações com o mundo interno e externo, transformando a realidade num processo continuo e dinâmico.
1. O processo de formação escolar e a utilização da informática
Através do processo de aprendizagem os indivíduos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências, provocando mudanças na estrutura mental dos mesmos. Esse processo ocorre aparti da motivação que é a etapa mais importante da aprendizagem, é através dela que o aprendiz consegue despertar o prazer para aprender. Que está intimamente ligado às relações de troca que eles estabelecem com o meio, principalmente, na escola com seus professores e colegas.
A escola hoje tem por função preparar o educando para que ele pense e seja independente para o exercício da cidadania e modernidade, o seu papel não se limita só em transmitir conteúdos sistematizados. Mas sim preparar as novas gerações para entenderem as diversas linguagens (mídia, computador) e conviver com o mundo dito globalizado onde a principal certeza é não sabermos o que acontecerá amanhã.
Considerando que a responsabilidade da escola nos tempos atuais é de preparar o aluno para uma vida organizada no universo presente, onde o educando possa encontrar seu lugar no mundo cabe ao professor nesse momento de descobertas, e mudanças se nutrir de conhecimentos básicos que possam solucionar os desafios da educação exigidos pela modernidade contemporânea.
O professor como principal ator do processo ensino-aprendizagem, além de conhecer seus alunos deve buscar elementos significativos para que eles descubram novas formas de se expressar. O papel do educador é intuir o que o aluno espera e deseja, e fazer o que estiver a seu alcance para garantir o sucesso da aprendizagem.
Em se tratando de Tecnologia na Educação devemos ter um olhar mais abrangente, que envolva novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.
Atualmente vivemos no mundo onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. Pois ela é uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma o educador deve entender a Informática da educação não como uma ferramenta neutra que se usa simplesmente para apresentar um conteúdo. Já que a mesma propõe um ensino voltado para a construção do conhecimento, onde o aluno é quem vai à busca de suas aprendizagens e o professor sendo o mediador desse conhecimento, orienta o aluno nessa busca.
3. Estratégias Metodológicas para o uso da informática na escola e no processo de ensino aprendizagem
3.1 Informática na escola – papel e procedimento da gestão: Questão A
R: Sabe-se que tanto a Internet, como as novas tecnologias estão cada vez mais, trazendo novos desafios pedagógicos para o processo de ensino e aprendizagem. Com isso os professores devem estar atentos e integrando-se as metodologias inovadoras, com o intuito de está atendendo as necessidades de seus alunos durante as aulas.
Mediante o exposto, o bom profissional deve ser dinâmico na hora de ministra a aula de informática, tendo como principal objetivo à aprendizagem dos alunos. Em se tratando do ensino fundamental o professor deverá agir da seguinte maneira:
No 1° Momento – Deverá expor pros alunos as teorias da informática, do computador, da Internet, aguçando a curiosidade dos alunos, esclarecendo e tirando suas dúvidas. Para que os mesmos possam estar assimilando a teoria da aprendizagem virtual coma a prática.
No 2° Momento – Conduzirá os alunos ao laboratório de informática conectado à Internet para que eles tenham a oportunidade de estar desenvolvendo atividades de pesquisa, e de domínio das tecnologias. Conhecendo e ampliando seus conhecimentos virtuais, como também trocando experiências com seus colegas, fazendo a conexão da aprendizagem intelectual com a realidade vigente.
Por último o professor deverá socializar as atividades com os educandos, analisando a compreensão de cada um, bem como as suas expectativas para as aulas seguintes.
3.2 Informática na sala de aula – uso pessoal e didático pelo professor, Questão B:
Em relação aos programas do MEC escolhe os seguintes:
Proinfantil – que é um curso a nível médio a distância bem interessante destinado aos professores da educação infantil da rede pública e também privada sem fins lucrativos. Tem como objetivos:
o Oferecer condições de crescimento profissional e pessoal ao professor;
o Contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a seis anos;
o Elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos docentes etc.;
O curso tem duração de dois anos, e no seu término o professor estará qualificado para:
o Compreender a instituição de educação infantil como espaço coletivo de educar e cuidar das crianças de zero a seis anos, em parceria com a família e a comunidade;
o Desenvolver metodologias e estratégias de intervenção pedagógica adequadas às crianças, na perspectiva da indissocialbilidade entre educar e cuidar; Dentre outras.
Esse material pedagógico é bastante significativo, pois é específico de educação à distância, em um sistema de apoio à aprendizagem com acompanhamento, como também um sistema de comunicação que permitem ao professor cursista obter informações, socializar e compartilhar seus conhecimentos, esclarecer suas dúvidas recebendo assim, uma formação consistente.
Formação Pela Escola - É um programa de formação continuada, na modalidade à distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas dos programas do FNDE. È composto por uma rede de cidadãos, voltada para a gestão e o controle social dos recursos públicos destinados à educação e aplicados especialmente aos seguintes programas do FNDE.
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e Programas do Livro (PLi).
Também é um programa bem interessante, que visa melhorar a qualidade da educação em nosso país, como também capacitar um grande número de pessoas que trabalham com os programas do FNDE, ou seja, potencializando os esforços do mesmo. A TV Escola e a Rádio Escola são programas didático-pedagógicos que podem ser desenvolvidos em atividades com os alunos: A TV Escola é um programa que tem por finalidade o enriquecimento do processo de ensino aprendizagem, contribuindo para melhoria da educação das escolas públicas. As escolas com mais de 100 alunos recebem um kit, composto por uma antena parabólica para sintonizar o canal e um vídeo-cassete. Assim, o educador pode gravar os programas e exibi-los em sala de aula, como um recurso didático- pedagógico, ou usá-los para uso próprio, enriquecendo se conhecimento e sua prática pedagógica.
A TV Escola exibe 24 horas diárias de séries e programas educativos, que estão divididos em cinco faixas temáticas, que recebem os nomes: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto para o Futuro e Escola Aberta; bem como três programas de cursos de língua estrangeira: inglês, espanhol e francês, há várias formas de se usa-lá.
Pode-se, dinamiza as atividades de sala-de-aula, preparando as atividades extra-classe, recuperação e aceleração de estudos,como também, está utilizando vídeos para trabalhos de avaliação do aluno e de grupos de alunos, dentre outras.
A Rádio Escola é um programa que desenvolve ações para escolas públicas ou junto a comunidades visando à utilização da linguagem radiofônica (bem como a mobilização dessa mídia) na difusão e no desenvolvimento de práticas pedagógicas, além de fornecer insumos para o exercício docente, motivando os alunos a aprender uma nova linguagem.
Os alunos podem estar utilizando o programa rádio escolar na hora do intervalo, para interagir com os demais colegas, em um pequeno estúdio, os jovens iram aprendem sobre esse meio de comunicação, animando e tranqüilizando o recreio com informação e prestação de serviço. Com a Programação da Rádio Escola, e com esse meio de comunicação eles começam a ver o rádio não só como uma forma de entretenimento, mas também como um prestador de serviços que forma opinião e informa.
Os estudantes envolvidos nesse projeto têm várias tarefas, pois a programação que vai ao ar é resultado do trabalho da equipe de produção composta pelos alunos que fazem parte do projeto. Eles têm de Marcar entrevistas, escolher as músicas e transformar o que está publicado nos jornais em notícia falada são algumas das tarefas. Vale destacar o aprendizado com a linguagem empregada nos programas: ela tem de ser objetiva, rápida, dinâmica e popular.
3.3 Internet como recurso didático-metodológico:
Novos desafios na educação: a internet na educação presencial e virtual
Uma verdadeira revolução está acontecendo na vida de milhares de pessoas com a chegada da internet, nos deparemos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino aprendizagem. Estão acontecendo mudanças tão profundas na sociedade, que elas afetam também a educação.
Esta havendo uma pressão pela educação continua, e pela educação a distancia, começam a se aproximar metodologias, programas, tecnologias e gerenciamento, tanto nos cursos presenciais como nos cursos a distâncias e virtuais. Aos poucos a educação vai se tornando uma mistura de cursos, de sala de aula física e também de intercâmbio virtual. A tecnologia pode nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-lás algo significativo para cada um de nós, isto, é o conhecimento.
Um dos desafios é como transformar a informação em conhecimento e em sabedoria. Sabedoria é um conhecimento integrado com dimensão ética, a universidade prepara para o conhecimento. Mas o conhecimento pode ser usado para explorar o outro, para manter a desigualdade de um país. Hoje a tecnologia nos ajuda, mas também nos complica, nunca tivemos tanta informação disponível, tantas tecnologias, mas nunca tivemos também tanta dificuldade de comunicação, de interagir de verdade.
Há uma expectativa exagerada em relação às tecnologias, mas elas vão realmente mudar algumas coisas, vamos poder estabelecer pontes entre o presencial e o virtual, entre estarmos juntos e fisicamente e só conectados. Apesar de tantas mudanças, a comunicação presencial é ainda fundamental e vai ser sempre, mas há momentos em que a presença virtual, a comunicação virtual é importante. Já que cria uma interação mais livre no tempo e espaço.
Atualmente são muitas as iniciativas que propõem a utilização do computador e de seus recursos na internet. Cabe ao professor esta utilizando sua criatividade para transmitir esses conhecimentos para os alunos em atividades bem focadas, como trabalho em grupos onde eles podem usar o ICQ, o NetMeeting, sala de bate papo específicas dentre outras.
Esse processo de ensinar e aprender com a Internet de forma participativa é muito interessante, pois os alunos ficam mais motivados e confiantes, apresentando trabalhos mais criativos e conseqüentemente aprendendo mais. A internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de modificação com o aluno e com seus colegas.
Mediante o exposto, percebe-se que o texto focaliza as questões humanísticas de comunicação interpessoal, de troca de experiências entre professores, docentes, alunos, com as tecnologias. Como também as mudanças tão profundas na sociedade, que afetando a educação, em todos os campos: na medicina, nas ciências, no comportamento dos indivíduos.
Outro fator é a pressão pela educação contínua, e pela educação à distância. aos poucos a educação vai-se tornando uma mistura de cursos, de sala de aula física e também de intercâmbio virtual. Em alguns cursos, predominará o presencial, em outros, o virtual. Ambos são importantes, pois são processos educacionais interativos que propicia a produção de conhecimento tanto individual, como grupal.
Romper com as distâncias de espaços-temporais e viabilizam a recursividade, com múltiplas interferências, conexões e trajetórias. Sendo assim o uso crescente das tecnologias digitais e das redes de comunicação interativa está acompanhado e ampliando uma profunda mutação da relação com o saber. Atualmente, o papel do professor parece ser muito mais de acompanhar, direcionar, complementar, esclarecer e, também de aprender com o aluno, utilizando o ambiente escolar como laboratório de aprendizagem, onde aluno/professor são parceiros nesse processo.
3.3.1 Análise dos sites que oferecem ótimos conteúdos e recursos didáticos:
Hoje a internet disponibiliza de vários sites educacionais, onde cada qual apresenta uma infinidade de assuntos para serem trabalhados com os alunos.
O professor pode tornar sua aula mais dinâmica e criativa, utilizando o computador como uma ferramenta pedagógica, então ele deve procurar os sites que atendam as necessidades dos seus alunos. Muitos são os sites encontrados, entre eles temos:
htt://www.redescola.com.br/kids
Este site é bem interessante, pois apresenta várias informações, nele aparecem jogos em todas as áreas para o Infantil e o Ensino Fundamental: artes, saúde, calendário, contos, ecologia, leituras, outros jogos, receitinhas, softwares educacionais, volta ao mundo, construa seu rosto e outros.
Nos softwares educacionais: Temos Adivinhas com CH, Adivinhas com X, Caça Coletivos, Cenário das Crianças, Cidades Históricas, Cruzadinha com S, Cruzadinha com Z, Cruzadinha de Plurais, Cruzadinha de Sinônimos, Cruzadinha dos Antônimos, Cruzadinha Matemática, Escolha letra ou número, Identificando Vogais, Jogo da adição, Mal ou Mau, O que será? O Universo e a Terra, Pequenos, médios e grandes, Vogais e Consoantes, Volta ao mundo (quebra-cabeça) Mapas, Receitinhas, Outros jogos (mapas em português, jogo de memória, quadrado mágico, quebra-cabeça)
Htt://sitedicas.uol.com.br/software.htm
Este site também é muito interessante ele é voltado para educação infantil com dicas úteis de educação para pais e professores, possui uma diversidade de informações bem significativa para uma boa aprendizagem, neste site é possível encontrar: Jogos educativos online, contos infantis, atividades, fabulas, lenda folclórica, contos reflexivos, ilustrações, clip-arts, desenhos, colorir. Também encontramos artigos sobre educação infantil, como também, softwares educativos diferenciados, dicas de links
4 – Conclusão
Sabe-se que a Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional, e a escola tem um papel fundamental na construção do uso dessa tecnologia Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. Observa-se que com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta começaram a introduzir a Informática educativa, que, além de promover o contato do educando com o computador, também tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
Então se percebe que o principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada. Pois o potencial do instrumento computacional ajuda na elaboração de atividades, que permitem ao aluno passar por um processo exploratório de construção do conhecimento.
Sendo assim, a educação se faz com o uso da tecnologia contextualizada juntamente com as novas práticas de ensino. É nesse prisma que ocorre o acesso do professor as novas tecnologias, isto é, a internet, sabendo interagir com esse novo modelo de ensino é que nos colocar a refletir e mudar alguns paradigmas no processo educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário